Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

[Atualizado] Poderá Harry Potter capturar a magia do Oscar?

Um artigo postado pelo LA Times lança essa pergunta: será que Harry Potter ainda poderá ganhar um Oscar? O texto ressalta que já se passaram 6 filmes e a Academia parece ignorar a série. Ressalta diversos pontos que, na opinião do autor, mereceriam no mínimo uma indicação.

O texto termina dizendo que, talvez, a Academia esteja esperando o último filme da série para, finalmente, premiá-la, dizendo que tem que haver reconhecimento à franquia, não apenas pelo seu sucesso, mas pelo brilhantismo e esforço que requeriu de tantos.

Confira um trecho a seguir:

A Academia é conhecida por virar o seu nariz contra o gênero de fantasia, mas seis filmes com nenhuma premiação é um ultraje. Talvez o penúltimo, Relíquias da Morte, possa lançar seu feitiço sobre os votantes.

Pense nisso. Seis filmes e nenhum Oscar. Escadas que se movem, quadros falantes, partidas de Quadribol de parar o coração, vilões que assustam até adultos e nenhum Oscar. Houve indicações – para direção de arte, trilha sonora e figurino – mas nenhum prêmio, o que, francamente, é difícil de compreender. Como nenhum desses filmes pôde ganhar um Oscar de figurino? O roteirista Steve Kloves, indicado ao Oscar por “Wonder Boys”, adaptou todos os livros, exceto um, um feito sem precedentes nos anais da corporação dos roteiristas, e ele nunca foi indicado por isto. Assim como nenhum dos diretores. Ou nenhum dos atores.

Admito, nenhum dos adultos tem muito tempo em tela, mas se Judi Dench pode ganhar um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por pronunciar cinco falas como a Rainha Elizabeth em “Shakespeare apaixonado”, a cena da morte com Gambon, a combinação de orgulho e vergonha por Broadbent ou a fúria dolorosa de Rickman merecem pelo menos uma indicação.

O que você acha? A série Harry Potter vem sendo ignorada, até mesmo injustiçada, pela Academia do Oscar ou, até então, os filmes não mereceram mesmo indicações e premiações?

0 comentários: